Categoria - Palavra do Presidente

Riscos ocupacionais para os profissionais da área de segurança privada

Segundo um adágio popular “prevenir é o melhor remédio” e esta é a função da segurança privada, seja ela em seus diversos segmentos patrimonial, transporte de valores, informações, pessoal; tarefas que deveriam ser executadas por agentes devidamente especializados e/ou credenciados.
Os profissionais da segurança empregados em empresas especializadas e registradas perante os órgãos competentes, têm seus direitos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho(CLT). Entretanto, apesar das garantias trabalhistas e das ações na área de Segurança do Trabalho, os profissionais estão expostos a riscos inerentes à atividade de segurança privada.
Conforme as Normas Regulamentadoras (NR’s), nomenclatura utilizada pela Portaria nº 3214/78, emitida pelo Ministério do Trabalho para regulamentar a Lei nº 6514/77, ocorreram ampliações das exigências de cuidados com a saúde e segurança do trabalho. O conteúdo desta Lei consta na CLT no Capítulo V, título II.
Em relação à saúde dos trabalhadores, existe a NR-7(Norma Regulamentadora nº7, ou seja, sétimo capítulo/sétima norma), também conhecida com o nome de PCMSO -Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – e regulamenta que todos os empregadores e empresas (independentemente da quantidade de empregados) possuem a obrigatoriedade de elaboração e implementação de um PCMSO. As empresas têm a opção de constituírem um SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, onde haverá um médico integrante que será o coordenador responsável pela execução do PCMSO – ou contratar os serviços de clínicas e médicos do trabalho. Durante a realização do PCMSO o médico coordenador poderá indicar outros médicos para efetuarem os exames médicos e ao final de cada exame será expedido um ASO – Atestado de Saúde Ocupacional – em pelo menos duas vias, sendo uma para arquivo no local de trabalho do trabalhador e a segunda via entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via. Não há custos para o trabalhador, o custeio do PCMSO é por conta do empregador.

Riscos efetivos para os trabalhadores de segurança privada e medidas preventivas:

Risco

Medida Preventiva

- lesões corporais (ofensa da integridade corporal de natureza grave e/ou seguidas de morte);

- lesões ósseo-musculares resultantes de má-postura (coluna vertebral, devido a longos períodos em pé e/ou sentado ) e má-circulação (membros inferiores, devido a longos períodos de pouca mobilidade ou imobilidade).

- Constante treinamento em defesa pessoal, com ênfase em técnicas de imobilização (retenção de armas brancas e de fogo);
- Ginástica laboral.

- ferimento de armas de fogo (causadores de lesão corporal e/ou morte);
- acidentes com armas de fogo resultantes de imperícia, imprudência e/ou negligência.

- Uso de colete à prova de balas;
- Técnicas de combate em recintos fechados(CQB);
- Prática de tiro de combate urbano;
- Prática em manuseio e manutenção de armamento.

- psicológicos:
a) ansiedade: devido a situações que possam ocorrer(situações de violência);
b) traumas: após situações de violência ocorridos durante o turno de serviço.

- Acompanhamento e suporte psicológico ao trabalhador, extensivo aos familiares;
- Exames psicotécnicos periódicos.

- Estresse, decorrente de todos e/ou de parte dos fatores anteriormente relacionados, somados a longas jornadas de trabalho.

- Reunião das medidas preventivas relacionadas;
- Redução da jornada de trabalho.