Empresas podem ser obrigadas a renovar carros-forte

EMPRESAS PODEM SER OBRIGADAS A RENOVAR CARROS-FORTE

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5941/05, da deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), que obriga as empresas de transporte de valores para bancos a renovar anualmente no mínimo 12% da sua frota. Pelo projeto, só serão licenciados veículos blindados fabricados por empresas credenciadas no Comando do Exército. Os carros-fortes devem atender também à regulamentação do Ministério da Justiça (Portaria 1264/95) sobre potencialização da blindagem para resistir ao impacto de armas potentes.
A deputada observa que as empresas de segurança privada já têm buscado constantes melhorias técnicas e operacionais para enfrentar o constante aperfeiçoamento das táticas e dos métodos adotados pelos criminosos. "Nesse sentido, é necessário potencializar a blindagem dos veículos", afirma. O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
VÁCUO LEGAL
Para Laura Carneiro, o projeto vai cobrir um vácuo legal. "Não há hoje uma lei ordinária que obrigue essas empresas a se equipar com veículos adequados." A deputada explica que seu propósito é contribuir para uma nova ordem na área de segurança. "O País sofreu inúmeras mudanças econômicas e sociais nas últimas décadas, desencadeando conseqüências como o crescimento da violência e dos crimes contra a vida e o patrimônio", comentou.